No contexto histórico da Educação Física como treino rígido para formação de atletas, militarista com utilização de marchas inclusive para crianças, hoje vemos que a percepção do uso do corpo na Educação Física melhorou bastante. Levando-se em conta que a partir do desenvolvimento corporal também se desenvolvem o cognitivo, o social e afetivo, é construída uma interação com o mundo, permitindo que as relações interpessoais permeadas que estão pela violência e agressividade de hoje em dia, sejam trabalhadas na prática pedagógica, daí a importância dos jogos cooperativos.
O jogo como ferramenta pedagógica não deve ser usado como mero passatempo, sem finalidade no ambiente escolar , mas sim como instrumento na formação de um indivíduo mais ou menos autônomo, confiante e preocupado com o coletivo, aproximando-se do trabalho por aprimorar as interpessoalidades. Age também na formação do caráter como um regulador emocional, que age na auto-estima e promove o respeito e a solidariedade. Cabe à escola e ao educador a seguinte pergunta: o que queremos ensinar, competir ou cooperar ?
*texto de Amanda Alves Rocha
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