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terça-feira, 11 de maio de 2010

Planejamento e Ação...

Para que planejar?

Nas menores coisas de nossas vidas, nos planejamos no intuito de melhor organizar o andamento das coisas. Planejamos a compra do sonhado carro novo, do apartamento e até a chegada do bebê depois da suada estabilidade financeira (bem, às vezes chega antes do planejado!). Na ação pedagógica eficaz e comprometida, o papel do planejamento também é organizar o fazer pedagógico, ser o fio condutor das ações escolares, tanto quanto ordenar e sistematizar os conteúdos curriculares. O planejamento participativo deve assumir um caráter processual, flexível, de ação e reflexão permanente, com adequações nos objetos e estratégias durante sua execução, e nada mais é do que repensar sobre a prática, ressignificá-la. O planejamento escolar é considerado importante e complexo por lidar com a formação do ser humano.

Planejamentos Escolares

A escola também precisa planejar suas práticas. Explicaremos agora os tipos de planejamento que existem na escola:


PPP (Projeto Político-Pedagógico)

É o planejamento geral da escola, a identidade, o plano principal. É democrático e deve ser construído com a participação de todos os seguimentos da escola: equipe de gestão, professores, funcionários e alunos, é claro. É baseado nos PCNs e a partir dele são feitos os demais planejamentos de uma escola.


Plano Global/A
nual

É o planejamento do ano letivo escolar, basicamente o que se pretende para o ano vigente. A partir do que foi observado e refletido no PPP contrói-se os objetivos e ideais para o ano.


Plano de Estudos

Organizado coletivamente, o Planos de Estudos é um planejamento curricular que revela as sequencias de aprendizagem. Seja por concepção de área ou de disciplinas. Define também os conteúdos as serem trabalhados em cada ano ou série.

Projeto de Trabalho

Este é o projeto criado pelo professor com o auxílio de seus alunos. Possui periodicidade variada, dimenção política, é adaptado à realidade e não é um modelo pronto. Ele deve ser criado para atender um público X em um dado momento. Segundo Nogueira (2001, p 90), "Um projeto na verdade é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e consequentemente, as articulações desta".
Ele propõe a problematização e ressignifica os espaços de aprendizagem: pretendem formar sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.

O projeto de trabalho é a mistura dos ingredientes para fazer o bolo!

Plano de Aula

É o plano que o professor faz para cada dia de aula. Nele estão descritas as atividades a serem realizadas e, no final da aula, relata como foram desenvolvidas as atividades, fazendo uma análise reflexiva, que auxiliará nas avaliações.

E ATENÇÃO: É de extrema importância que
educadoras e educadores construam seus
planejamentos de forma reflexiva e participativa,
visando sempre a construção da ponte entre o real e o ideal;
a educação que temos e a educação que queremos.

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