Bem vindos ao nosso blog!

Blog criado e idealizado por Amanda Rocha, Carolina Ducatti e Priscilla Ramila, coloca em questão o assunto: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Participe do nosso blog comentando!

^^

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brincando é que se aprende!


Boa parte das brincadeiras infantis é um ensaio para a vida adulta, pois crianças brincam de ser pai, mãe, motorista, policial e assim por diante.É uma forma de viver todas as vidas possíveis antes de fazer uma escolha até mesmo uma descoberta.Talvez seja por isso que a gente pare de brincar aos poucos pois tudo começa a ser pra valer.
Através das aulas de Educação e Corporeidade descobrimos o valor do brincar na vida adulta, pois não é somente quando crianças que devemos brincar, a Professora Rossana nos proporciona momentos de lazer através das atividades determinadas estimulando assim o imagináro e a criatividade facilitando nossa socialização e interação com o grupo.
De acordo com o Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as crianças desde cedo participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades e noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e recorrendo a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, também observam e atuam no espaço a seu redor. Essa vivência favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
O jogo sendo aplicado no espaço ecolar de modo lógico, nítido e com sentido as crianças, propicia melhor o aprendizado do que as atividades em folhinhas xerocadas. A socialização das crianças é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas; por meio dessa estrutura de jogo a criança pode construir normas para suas brincadeiras e assim descobrir e conhecer o outro.
Pode-se então dizer que os jogos são propostos com o objetivo de coletar importantes informações sobre como o sujeito pensa para ir, transformando o momento de brincar em um meio favorável à criação de situações que apresentem problemas que devem ser solucionados. A idéia central do trabalho consiste em fazer com que o jogador tenha uma atuação o mais consciente possível. A habilidade de brincar em grupo é uma conquista cognitiva e social muito importante das crianças que deveria ser estimulada antes desta idade e aprofundada depois. Contudo nós educadores devemos estar sempre conscientes de que o brincar é algo saudável e peça fundamental de nossas vidas independentemente de faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário