“A BORBOLETA”
"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses"
Ruben Alves
Elaborado por:
Amanda Rocha
Carolina Ducatti
Herbert Pianezolla
Priscilla Ramila
Roberto Lopez
Tema: A Borboleta
Turma: 1º ano
Justificativa:
• Este projeto visa estabelecer relações causais de maneira globalizada, colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando a criança como indivíduo participativo e parte integrante do meio ambiente. Neste contexto, ampliar as possibilidades de trabalhar o lúdico, a independência e autonomia da criança no desenvolvimento de suas habilidades sócio-afetivas, cognitivas e psicomotoras. A metamorfose e transformação da lagarta vãos estimular a capacidade de relacionar elementos diferentes do cotidiano e suas interações com a natureza. Vai oportunizar atividades que permitam a criança colocar-se no lugar do outro, identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças a adultos e exigindo reciprocidade. Permitirá pensar a realidade a partir de diferentes pontos de vista. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, compartilhando suas vivências.
Objetivo Geral:
• Compreender as transformações que acontecem com a natureza, identificando-se como um ser pertencente a ela e sabendo que também viverá mudanças transformações. Conhecendo tais processos poderá analisar seu próprio desenvolvimento, assim como do mundo ao seu redor, e refletir sobre ele.
Objetivos Específicos:
• Analisar o processo de metamorfose da borboleta, enumerando cada mudança deste processo;
• Contrastar a transformação da borboleta com as mudanças dos seres humanos e substâncias;
• Instigar a busca pelo conhecimento;
• Reconhecer as diferenças de antes e depois nos processos de transformação (reversibilidade);
• Explicar como as mudanças acontecem;
• Desenvolvimento da leitura e escrita;
• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Conteúdos Conceituais:
• Metamorfose e as transformações;
• Diferenças e igualdades;
• Processo de pesquisa
Conteúdos Procedimentais:
• Preservar a vida das borboletas do borboletário, assim como a própria vida e de todos que nos cercam;
• Analisar de forma crítica situações vividas em aula;
• Relatar as experiências e conhecimentos construídos;
• Confeccionar com sucata brinquedos e recursos de aprendizagem;
• Combinar/misturar diferentes substâncias e observar os resultados;
Conteúdos Atitudinais:
• Desenvolver respeito e tolerância para com as contribuições e os aprendizados de cada um no grupo;
• Conhecer, compreender o sentido, propor, discutir e respeitar as diferentes formas de pensar e hipóteses dos colegas;
• Construir conhecimentos sobre o mundo compartilhando saberes e descobertas, expressando suas idéias e posições, ouvindo os colegas e ampliando seus interesses;
• Perceber as diferentes formas de comunicação do pensamento e a importância da qualidade de suas representações nas diferentes linguagens - plástica, textual (oral ou escrita) e matemática - buscando compreender e aproximar-se das formas socialmente convencionadas.
Situações Didáticas:
• Saída de campo com coleta consciente: observar e investigar a natureza;
• Relatório da saída de campo: produção textual coletiva;
• Contação da história da “Borboleta Azul”;
• Roda de conversas;
• Ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música;
• Construção de um borboletário;
• Pesquisa sobre a alimentação da lagarta e manutenção do borboletário;
• Apresentação de vídeos da metamorfose;
• Culinária: transformar diferentes elementos em um alimento;
• Germinação: plantando feijão
• Construção de glossário de palavras;
Avaliação:
• Os alunos serão avaliados através da observação diária, participação em atividades e elaboração de trabalhos.
"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses"
Ruben Alves
Elaborado por:
Amanda Rocha
Carolina Ducatti
Herbert Pianezolla
Priscilla Ramila
Roberto Lopez
Tema: A Borboleta
Turma: 1º ano
Justificativa:
• Este projeto visa estabelecer relações causais de maneira globalizada, colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando a criança como indivíduo participativo e parte integrante do meio ambiente. Neste contexto, ampliar as possibilidades de trabalhar o lúdico, a independência e autonomia da criança no desenvolvimento de suas habilidades sócio-afetivas, cognitivas e psicomotoras. A metamorfose e transformação da lagarta vãos estimular a capacidade de relacionar elementos diferentes do cotidiano e suas interações com a natureza. Vai oportunizar atividades que permitam a criança colocar-se no lugar do outro, identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças a adultos e exigindo reciprocidade. Permitirá pensar a realidade a partir de diferentes pontos de vista. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, compartilhando suas vivências.
Objetivo Geral:
• Compreender as transformações que acontecem com a natureza, identificando-se como um ser pertencente a ela e sabendo que também viverá mudanças transformações. Conhecendo tais processos poderá analisar seu próprio desenvolvimento, assim como do mundo ao seu redor, e refletir sobre ele.
Objetivos Específicos:
• Analisar o processo de metamorfose da borboleta, enumerando cada mudança deste processo;
• Contrastar a transformação da borboleta com as mudanças dos seres humanos e substâncias;
• Instigar a busca pelo conhecimento;
• Reconhecer as diferenças de antes e depois nos processos de transformação (reversibilidade);
• Explicar como as mudanças acontecem;
• Desenvolvimento da leitura e escrita;
• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Conteúdos Conceituais:
• Metamorfose e as transformações;
• Diferenças e igualdades;
• Processo de pesquisa
Conteúdos Procedimentais:
• Preservar a vida das borboletas do borboletário, assim como a própria vida e de todos que nos cercam;
• Analisar de forma crítica situações vividas em aula;
• Relatar as experiências e conhecimentos construídos;
• Confeccionar com sucata brinquedos e recursos de aprendizagem;
• Combinar/misturar diferentes substâncias e observar os resultados;
Conteúdos Atitudinais:
• Desenvolver respeito e tolerância para com as contribuições e os aprendizados de cada um no grupo;
• Conhecer, compreender o sentido, propor, discutir e respeitar as diferentes formas de pensar e hipóteses dos colegas;
• Construir conhecimentos sobre o mundo compartilhando saberes e descobertas, expressando suas idéias e posições, ouvindo os colegas e ampliando seus interesses;
• Perceber as diferentes formas de comunicação do pensamento e a importância da qualidade de suas representações nas diferentes linguagens - plástica, textual (oral ou escrita) e matemática - buscando compreender e aproximar-se das formas socialmente convencionadas.
Situações Didáticas:
• Saída de campo com coleta consciente: observar e investigar a natureza;
• Relatório da saída de campo: produção textual coletiva;
• Contação da história da “Borboleta Azul”;
• Roda de conversas;
• Ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música;
• Construção de um borboletário;
• Pesquisa sobre a alimentação da lagarta e manutenção do borboletário;
• Apresentação de vídeos da metamorfose;
• Culinária: transformar diferentes elementos em um alimento;
• Germinação: plantando feijão
• Construção de glossário de palavras;
Avaliação:
• Os alunos serão avaliados através da observação diária, participação em atividades e elaboração de trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário