Bem vindos ao nosso blog!

Blog criado e idealizado por Amanda Rocha, Carolina Ducatti e Priscilla Ramila, coloca em questão o assunto: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Participe do nosso blog comentando!

^^

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jogo em LIBRAS

Elaboramos na disciplina de LIBRAS um jogo que utiliza imagens e a lingua de sinais brasileira. Ao aprender LIBRAS é importante saber identificar/fazer a leitura das imagens, expressões e configurações de mãos. E utilizar um jogo que pratica esta leitura pode facilitar o aprendizado. Conforme Vygotsky (1998, p. 137), “a essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais”.




Jogo da Mamória Triplo


O jogo se desenvolve como um jogo da memória, mas nele devemos relacionar três peças: as imagens de expressões, os sinais e a palavra escrita com o alfabeto de LIBRAS.

Na figura 1 temos as palavras escritas com o alfabeto de LIBRAS, representados pela cor verde no verso.







Na figura 2 temos os sinais que representam as palavras, no caso deste jogo, utilizamos sentimentos. Estas peças são representadas pela cor azul no verso.










Na figura 3 temos as expressões, representadas pela cor rosa no verso.









Como em um jogo da memória, todas as peças ficam viradas com as figuras para baixo. Os jogadores, cada um por sua vez e respeitando as regras do jogo, tentarão encontrar o trio de peças correspondentes, por exemplo: Uma expressão sorrindo - o sinais de "feliz" - a palavra "feliz" escrita com o alfabeto de LIBRAS.

Jogo de elaborado e confeccionado por: Amanda Rocha, Carolina Ducatti e Herbert Pianezolla.

4 comentários:

  1. como fazer um manual do jogo de memória em libras?

    ResponderExcluir
  2. VCS ESTÃO DE PARABENS
    O TRABALHO DE VCS E MUITO LEGAL.......
    ADOREI
    MELISSA, RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  3. Para digitar as letras em forma de alfAbeto manual vc precisa BAiXAR A FONTE DE liBRAS, PODE SER PELO BAIXaki fonte libras 2002, depois vc salva no seu pc em painel de controle ou programas instalar vc vai procuraar "fonts" ou fontes ai vc salva, copia ali, depois é só digitar em português, selecionar as imagens vc pode baixar do google, imagens de expressões ou sentimentos, os sinais vc pode buscar no sites de libras tem um bom www.librasapmceada.com.br.

    ResponderExcluir
  4. parabéns , gostei da idéia,sou professora e tenho 2 alunos surdo

    ResponderExcluir