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domingo, 13 de junho de 2010

O Selvagem de Aveyron


O  médico  Jean-Marc-Gaspar  Itard,  então aluno do respeitável médico psiquiatra francês Philipe Pinel, foi considerado precursor no estudo do desenvolvimento humano e da educação especial, empreendendo pesquisas importantes, como o caso de uma criança de hábitos selvagens,  que vivia nas florestas do sul da França entre os séculos XVIII e XIX.O menino de comportamento  rude e anti-social despertou interesse nos cidadãos comuns e no meio científico,  pois causava estranheza a todos pelo fato de ser humano e comportar-se como animal,  muitas vezes correndo em posição quadrúpede e ter completa aversão à aproximação humana. Dando a ele o nome de Selvagem de Aveyron,  o governo francês designou um grupo de estudiosos a este caso,  responsabilizando-se Jean Itard pela sua educação. A criança recebeu o nome de Victor,  por agradar-se do som "o",  e teve todos os seus percursos registrados em dois relatórios feitos por Itard.  O primeiro registra com otimismo as primeiras demonstrações de afetividade do garoto,  principalmente em relação ao médico,  mas um certo desânimo já era notado no segundo relatório.  Jean Itard perdia o interesse no caso,  já que não alcançava mais os objetivos esperados e acreditava que sua tarefa não conseguiu chegar ao resultado esperado.  Após, Itard deixa Victor aos cuidados da governanta que sempre os acompanhou,  e este viria a falecer em 1828,  ainda amedontrado,  semi-selvagem e não podendo falar.  A importância desse estudo deu partida para a ciência da psicologia do desenvolvimento,  sendo Itard o primeiro médico a conduzir experiências para testar suas idéias,exercendo também grande influência sob diversos autores e pesquisadores como  Seguin e Maria Montessori.

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