Bem vindos ao nosso blog!

Blog criado e idealizado por Amanda Rocha, Carolina Ducatti e Priscilla Ramila, coloca em questão o assunto: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Participe do nosso blog comentando!

^^

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pacientes Impacientes: Paulo Freire

Este texto trabalhado em aula com a professora Nara Raquel fala sobre quando Paulo Freire esteve com a Comunidade Eclesial de Base Catuba, São Paulo, para uma conversa com pessoas que, direta ou indiretamente, estavam envolvidas com o trabalho de educação popular. Nesta conversa Paulo Freire diz que não pretende apontar um médoto de educar, mas princípios. Os princípios que Freire apresentou foram: Primeiro princípio: Saber ouvir; Segundo princípio: desmontar visão mágica; Terceiro princípio: Aprender/estar com o outro; Quarto princípio: Assumir a ingenuidade dos educandos e Quinto princípio: Viver pacientemente impaciente.

Quarto Princípio: Assumir a ingenuidade do educando

Paulo Freire fala da importancia de o professor assumir a ingenuidade do educando e se despir da posição autoritária. Ao olhar para o aluno ou ouvir algo dele cujo não tenha entendido, deve tentar entender a visão do aluno sem desmerecer sua forma de expressar. Assumindo esta ingenuidade o professor não estará invadindo o espaço da palavra do educando e estará respeitando as suas idéias.
Freire volta a afirmar que educar é um ato político, mas a favor de quem está essa política? Dos mais inteligentes, dos mais interessados, dos mais espertos? Quando, em uma sala de aula, o professor vai passar a palavra a um aluno e sempre escolhe o/s mesmo/s aluno/s, ele está sendo tendencioso. Então sua política está sendo voltada a uma minoria. O educador precisa contemplar a opinião de toda a turma, com toda sua diversidade.
O educador deve também ter coragem de correr o risco e reinventar, se permitir fazer algo que nunca fez, pois se deseja de fato mudar a sociedade em que vive e obter um resultado que nunca teve, deve fazer algo que nunca foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário