Bem vindos ao nosso blog!

Blog criado e idealizado por Amanda Rocha, Carolina Ducatti e Priscilla Ramila, coloca em questão o assunto: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Participe do nosso blog comentando!

^^

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resolução 2/2001 e observação na escola

Disciplina: Prática Pedagógica III: Educação Inclusiva
Professora: Nara Nehme


Com base na Resolução n°2 /2001, institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, existindo diversos artigos importantes como o Parágrafo Único do Art. 1° aqueles alunos que apresentam necessidades educacionais especiais terão atendimento escolar no início na educação infantil.O Parágrafo único do Art.2° assegura condições necessárias para uma educação de qualidade para todos, e os sistemas de ensino devem conhecer a demanda real de atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais possibilitando a matrícula a todos os alunos.No Parágrafo Único do Art. 3°, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica, de modo a garantir a educação escolar e promover o funcionamento de setores responsáveis pela educação especial.Durante a observação feita na instituição de ensino particular, observamos, eu e meu colega Herbert, uma turma onde encontra-se uma aluna com Síndrome de Down, com 10 anos de idade e que está no nível pré-silábico, repetindo o 1° ano.A menina permaneceu com a mesma professora devido ao vínculo afetivo, visando obter resultados melhores em seu processo educativo. Nesta escola a aluna frequenta um apoio pedagógico que atende os alunos no turno inverso ao de suas aulas, desenvolvendo atividades no ritmo de cada um dos participantes, visando suprir suas necessidades educativas.É preciso existir o atendimento escolar a partir da educação infantil com a interação da família, a comunidade e professores especializados cada vez mais. Precisamos de uma educação de qualidade para obter bons rendimentos e assim estar sempre a disposição de todos os alunos.Quanto a aluna da instituição, se tivesse um professor assistente para poder intervir e fazer a abordagem correta no horário de aula, poderia dar ao apoio pedagógico uma característica de desenvolver ainda mais as habilidades da aluna, ao invés de simplesmente servir para recuperar o tempo perdido.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário