Neste seminário sobre deficiência física, abordamos vários aspectos necessários para que a prática inclusiva seja adequada e eficiente no processo educacional e no desenvolvimento do(a) aluno(a), capacitando-o a autonomia. Partimos de conceitos relevantes de deficiência, como são classificadas conforme a parte acometida até a tecnologia disponível para facilitar o trabalho do aluno deficiente físico em sala de aula.
Definição de Deficiência Física
A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o Sistema Osteoarticular, o Sistema Muscular e o Sistema Nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir grandes limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida (BRASIL, 2006, p. 28). Conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia.
(saiba mais...)
Definição de Deficiência Física
A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o Sistema Osteoarticular, o Sistema Muscular e o Sistema Nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir grandes limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida (BRASIL, 2006, p. 28). Conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia.
(saiba mais...)
Legal a pesquisa
ResponderExcluirBy: Lukas