Bem vindos ao nosso blog!

Blog criado e idealizado por Amanda Rocha, Carolina Ducatti e Priscilla Ramila, coloca em questão o assunto: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Participe do nosso blog comentando!

^^

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Plano de Aula de Educação Física

No dia 09 de junho apresentamos e aplicamos um plano de aula de educação física adaptado para alunos com deficiencia física. Guiadas pela crença de que todos podem aprender e que é possível superar as nossas dificuldades, organizamos momentos em que todos podem participar utilizando suas competências e habilidades.

Plano de Aula de Educação Física

Tema: Os Jogos pelo Mundo
Série destinada: 1º ano

Objetivo: Desenvolver a sociabilidade participando de atividades corporais, estabelecendo relação de cooperação, reconhecendo e respeitando características físicas e sociais em relação a si mesmo e seus colegas.

Local: Ginásio ou sala de aula (plano para dia de sol ou chuva)

Aquecimento

Nome: História da Serpente
Material: ---
Formação: Alunos em pé, formando um círculo.
Desenvolvimento: Um aluno será escolhido para ser a “cabeça da serpente”. Ele irá se locomover dentro do círculo cantando a música: “Esta é a história da serpente de desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo...” Neste momento o aluno aproxima-se de um colega e continua a cantar: “...você também, você também, faz parte do seu rabããããão” O colega que foi convidado a participar do rabo da serpente se posiciona atrás do colega que cantava e, agora, cantarão juntos até escolherem novos colegas para participar. A atividade termina quando todos estiverem incluídos no corpo da serpente.

OBS.: Nesta atividade os alunos com dificuldade de locomoção poderão ser levados junto com a serpente, caso não tenham condições de fazê-lo.

Parte Principal

Nome: Soprobool
Material: Tabuleiro/campo de futebol e uma bola de isopor.
Formação: Duas duplas poderão jogar. Cada dupla representa um time. Os demais colegas irão torcer e aguardar sua vez de jogar.
Desenvolvimento: A atividade se desenvolve como um jogo de futebol, mas a forma como os alunos irão mover a bola até a goleira é com sopro. O tempo de duração de cada partida poderá ser determinado pela professora.

***

Nome: Tejo ou Bocha Achatada
Material: Jogo de Tejo ou material semelhante confeccionado pelo/a professor/a.
Formação: Duas duplas poderão jogar. Cada dupla representa um time. Os demais colegas irão torcer e aguardar sua vez de jogar.
Desenvolvimento: O Tejo (pronuncia-se "terro") é um jogo criado na Argentina, que normalmente se joga na beira da praia. Cada equipe recebe 3 discos achatados (tejos) com cores diferentes. São 6 discos no total e mais 1 bolim (disco de cor diferente das outras peças). O jogador de uma equipe lança o bolim e em seguida lança o um disco de sua equipe tentando colocar o mais próximo possível do bolim. O jogador da outra equipe terá que fazer o lançamento tentando colocar o seu disco mais próximo do bolim do que o da equipe adversária. Caso não consiga, continuará fazendo lançamentos para tentar ganhar o ponto. Para conseguir o objetivo o jogador deve arremessar para atingir e deslocar os discos do adversário, os seus próprios discos ou o bolim. O jogo é disputado em 3 sets, cada um com 6 pontos cada. A contagem de pontos será feita após o lançamento de todos os discos. A equipe vencedora da rodada é a que tiver colocado o seu disco mais próximo do bolim e caso tenha colocado outros, cada um contará um ponto, que deverá ser marcado em uma tabela. O tempo de duração de cada partida poderá ser determinado pela professora.

OBS.: Este jogo é muito parecido com a Bocha, que em foi incluída entre os jogos das Paraolimpíadas a partir de 2008. O Tejo é um esporte adotado por deficintes físicos com as mais variadas limitações, pois cada um pode jogar suas peças como desejar, seja com pés, mãos ou cabeça, através de uma rampa adaptada.

Volta a Calma

Nome: Relaxamento musicado
Material: rádio
Formação: Alunos dispostos em círculo em uma posição confortável.
Desenvolvimento: A professora coloca uma música suave e fala sobre as possibilidades de usarmos nosso corpo, de formas diferentes e o quanto podemos a cada dia explorar cada vez mais estas possibilidades.


(em breve fotos!)

2 comentários:

  1. Bom sem palavras, tratando-se jogos adaptados tudo é possível, também trabalho com jovens especiais e não me vejo fora deste meio nem por um segundo...

    ResponderExcluir